Este site está a ser renovado. Em breve teremos novidades!

Receitas Pesquisa Rápida:

A carregar...

Feijoada Completa à Brasileira

Culinária, Receitas Carne, Feijoada Completa à Brasileira

 INGREDIENTES
Para uma feijoada para 10 pessoas comerem à vontade:
 - 1 Kg de feijão preto de excelente qualidade

 Para 1 quilo de feijão, eu coloco:
 - 1 kg de carne seca
- 1/2 Kg de lombo salgado
- 2 rabos de porco salgados
- 3 pés de porco salgados
- 300 g de orelha salgada
- 2 paios cortados
- 2 linguiças portuguesas
- 700 g de costela salgada
  
Para a farofa:
 - 1/2 Kg de toucinho defumado
- 700 g de farinha de mandioca
- 4 dentes de alho bem amassados
- 1 cebola média, picada bem picadinha

Complementos:
 1 xícara de arroz branco para cada 3 pessoas
1 molho de couve, cortadas em tirinhas bem fininhas (em média, 5 a seis folhas grandes) para cada 4 pessoas
1 kg de toucinho de fumeiro para os torresmos 6 pimentas malaguetas ou dedo-de-moça, bem amassadas  (cuidado com os olhos... rs); depois de amassadas, junte uma concha de caldo de feijão. Servirá como "molho", para quem goste.
 - 2 laranjas-pêras descascadas e cortadas ao meio para cada pessoa. Caso a laranja esteja azeda, vai uma dica para a laranja ficar bem docinha: descasque, corte ao meio, ponha uma 1 gota de adoçante em cada banda da laranja, coloque na geladeira 4 horas antes de serví-las.

MODO DE PREPARAÇÃO
 Para dessalgar as carnes, use água bem quente (quando começar a fazer bolhinhas para abrir fervura) , ou do jeito que você costuma dessalgar. A água quente ajuda a eliminar o excesso de gordura.
 Tire o excesso de gordura da carne seca. Corte-a em pedaços não muito pequenos. Coloque numa panela. Coloque a água quente por cima. Deixe assim por 4 horas. Troque as águas 5 vezes (cerca de 20 horas para o dessalgue).
 Faça o mesmo com o lombo, a costela, os pés e a orelha. Não coloque para dessalgar junto com a carne seca.
 Na última etapa do dessalgue, pegue o feijão (já escolhido e lavado) e ponha de molho na panela em que irá fazer a feijoda (pressão ou outra qualquer) numa quantidade de água natural, que o cubra cerca de 3 dedos.
 A linguiça e o paio não precisa dessalgar. Apenas coloque-os na água quente, para retirar a gordura externa, e deixe-os à parte.
 Dessalgadas as carnes, coloque as carnes na panela, junto com o feijão, para cozinhar. Se em panela de pressão, quando abrir pressão (fazer o barulhinho) abaixe o fogo da panela. Se em panela comum, de ferro ou de barro (uso qualquer uma) quando abrir fervura, abaixe o fogo.

Detalhes: na panela de pressão, obedeça o limite máximo de enchimento da panela.
 Nas outras panelas, não poderá cozinhar totalmente com tampa (cobertas), pois o feijão espuma e vai fazer uma sujeira tremenda. Deixe a panela à meia tampa.

REFOGANDO A FEIJOADA
 Numa frigideira ou panela pequena, coloque a quantidade de óleo (ou banha) que está acostumada a usar para refogar o alho para temperar o feijão. Utilize alho sem sal. Quando estiver moreno, coloque uma duas conchas de feijão. Em seguida, despeje sobre a feijoada, misture e está pronta. Se deixou esfriar para abrir a panela de pressão, depois de despejar o refogado e mexer, deixe em fogo brando, mexendo vez por outra, até abrir fervura. Está pronta.

A FAROFA
 Corte o toucinho de fumeiro em cubinhos quadrados bem pequenos, o menor que conseguir. Coloque-os numa panela juntamente com um pouco de óleo (ou banha) e deixe-os fritar, até ficar moreno. Quando morenar, retire-os (não precisa secar com papel toalha, pois em seguida juntá-los-á à farofa). Na gordura do toucinho frite os dentes de alho amassados e a cebola picada. Quando dourar, abaixe o fogo da panela, junte a farinha e os torresmos (toucinho frito) e misture bem. Pode colocar sal na farofa, mas pouco, apenas para dar sabor.

A COUVE
 Pique as folhas da couve em tirinhas bem finas. Numa panela, coloque um pouco de gordura (3 colheres de sopa se a gordura for líquida; 1 colher de sopa cheia, se usar banha).
 Frite 2 dentes de alho. Quando morenar, abaixe o fogo da panela, coloque a couve e abafe-a (tampe a panela). Ela vai murchar. Mexa-a até refogar por igual e apague o fogo.

 OS TORRESMOS
 Corte o toucinho em cubos, de tamanho da cabeça do dedo médio (mais que o dobro do cubo usado para a farofa). Frite-os até morenar. Retire da panela e ponha numa vasilha. Pode usar papel toalha para retirar o excesso da gordura.




 OBSERVAÇÕES:
 
No Rio de Janeiro, a feijoada completa tem dois outros complementos: a caipirinha e o "feijão amigo"
 A caipirinha é feita com:
- limão, açúcar, cachaça e gelo (para quem gosta gelada). Para cada caipirinha, o suco de um limão, expremido com casca e tudo; uma colher de chá de açúcar, e uma dose de cachaça (que varia ao gosto do "pinguço", rs.).
 O feijão amigo é feito com caldo de feijão e cachaça. Quem faz, diz  Mistura-se uma dose (um cálix de cachaça para cada copo de 200ml de caldo de feijão). É servido em copinhos, semelhantes aqueles em que é servido o cafezinho.
 Particularmente não sirvo nenhum dos dois, nas minhas feijoadas.
 Aipim frito ou Mandioquinha frita é um outro complemento opcional que alguns restaurantes servem junto com a feijoada. Porém foge à receita original. A meu ver este complemento é desnecessário e é um engodo, pois funciona como estratégia para "encher" mais rapidamente a barriga do cliente, principalmente se é self service.



Nota: Esta receita foi-me enviada pelo António, um amigo brasileiro que poderão visitar no seu blogue Recebi, Li e Gostei a quem agradeço a amabilidade.

2 commentários:

a Trofa tem cozinheira disse...

Hé pa!! GRANDE RECEITA!! UAU!!! é asim memso Dina!

Pratos da Bela disse...

Adorei...
maravilhoso....
Jinhos fofos

Últimas Receitas

Seguidores das Nossas Receitas